Olá!
Eu sou a Mora Sininho Rosa - utiliza qualquer destes nomes para te referires a mim - e utilizo os pronomes Ela/Dela e Elu/Delu. Considero-me pagã desde 2016, o meu caminho tomando muitas voltas e reviravoltas até chegar ao que dá origem a este Iseum - o paganismo ibérico. Venero os Deuses da antiga Lusitânia, e trabalho com os seres mágicos do folclore da PenÃnsula Ibérica. Sou bruxa desde cedo na minha vida, sempre envolta nas práticas populares e mitos. Sou uma pessoa queer - lésbica e não binária - e isso não é algo extraÃdo da minha espiritualidade, mas sim que a constrói e desconstrói. Estudo Comunicação e Literatura Comparada, e adoro contar histórias através da escrita, escultura e arte digital. De momento, caminho pela cidade de Évora.
Utilizo a palavra Sacerdos para a minha função - em vez de Sacerdote, Sacerdotisa ou Sacerdotise - uma palavra que veio até mim no meu treino sacerdotal, latim, sem conotação de género. Fui iniciada por Alexia Moon, do Iseum do Caminho da Terra, uma grande orientadora e amiga, perita em tudo paganismo helénico e ao serviço das Senhoras Hecate e Persefone, com as quais Nabia e Ataegina partilham as suas semelhanças. O meu treino teve como foco o serviço às Senhoras, aos Seres Mágicos e à comunidade queer. Tanto este Iseum como o da Alexia podem ser encontrados no registo da FOI, como é habitual na nossa linhagem sacerdotal.
Entro nas minhas funções sacerdotais em Setembro de 2024 cheia de alegria e entusiasmo, ainda sob a asa orientadora da Alexia no meu perÃodo de espera de um ano e um dia ordenado pela F.O.I.
Tenho alguns projetos, o mais conhecido sendo a minha página do Tiktok. Tenho ainda o podcast Pagã Lusitana, que esteve em espera durante o treino sacerdotal e agora volta com o inÃcio deste Iseum. Já participei no Encontro Ancestral de Paganismo em Portugal em 2023.
Tenho dois trabalhos criativos: O Oráculo dos Deuses Lusitanos e a saga Dia de FataÃ. Parte do meu serviço é continuar a contar histórias e criar para as Senhoras. Podem esperar mais e mais projetos, por isso, fiquem atentos a este website e à s minhas redes sociais!
Espero poder partilhar este caminho contigo. Se não, espero que ao menos te deixe alguma reflexão.
Bênçãos brilhantes,